Reconstituição Histórica 2017
Realiza-se no dia 26 de Agosto de 2017 mais um evento organizado pela Associação, desta vez o evento remonta-nos à nossa história e à nossa génese enquanto associação – Reconstituição Histórica 2017.

Em título de curiosidade, a Associação Escravos da Cadeínha, constituída a 22 de junho de 2002, pretende honrar a Irmandade dos Anjos e Escravos da Cadeinha que surge no final do século XVII, para promover o resgate de cativos levados da ilha, pelos ataques dos Piratas Mouros. A ilha de Santa Maria era frequentemente atacada por piratas que saqueavam e capturavam os locais que eram feitos escravos até ser pago o seu resgate. Estes, quando fugidos ou libertos, regressavam à ilha e como forma de agradecimento, criaram a Irmandade Escravos da Cadeinha. Esta Irmandade tinha a seu cargo zelar pelo espólio da igreja e realizar anualmente uma procissão me que os irmãos entoavam cânticos e levavam ao peito dois elos de corrente que simbolizavam o cativeiro (Jornal o Baluarte, dezembro 2001).

As festividades terão inicio pelas 18H00 e contarão com encenação teatral, animação de danças e musicas tradicionais, jantar (sopas tradicionais, porco no espeto) fazemos também a entronização de novos sócios, que representa a receção das argolas de escravos, retomando assim à nossa história.

Venha trajado à data e acompanhe-nos no evento e na procissão até ao cruzeiro em honra dos nossos antepassados.

Contatos

Associação Escravos da Cadeinha
Centro Cristovão Colombo
Lugar dos Anjos
9580-470 Vila do Porto

9 + 1 =